quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CHAMAMENTO DE JOSUÉ


JOSUÉ 1:5,9; 3:7
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
“Então disse o Senhor a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.”
INTRODUÇÃO:
Josué filho de Num, servo de Moisés, foi chamado por Deus para liderar o povo de Israel rumo à terra prometida.
CONTEXTO:
Após a morte de Moisés, varão escolhido de Deus para tirar o seu povo do Egito e guiá-los para Canaã, o Senhor chamou Josué para substituí-lo. Era uma grande responsabilidade! Josué deveria entrar na terra de Canaã, conquistando-a, com coragem e confiando que Deus já a havia entregado em suas mãos.
VERDADE PRÁTICA:
O Senhor assim como confiou tão grade tarefa a Josué, Ele também nos confere uma grande obra, o Senhor nos entrega ministérios e dons espirituais para que possamos cumprir a Sua determinação em nossas vidas. A Noiva do Cordeiro, Igreja de Cristo, não foi chamada para aguardar a Sua vinda em repouso, mas vigilante e ativa na obra de Deus.
Fico imaginando o que Josué sentiu quando o Senhor disse que ele iria liderar aquele povo, ele como servidor de Moisés, viu a intimidade que aquele profeta tinha com o Senhor, contemplou os milagres que Deus executou através da sua vida, e muito provavelmente ele no primeiro momento pode ter temido, mas Deus diz algo muito bonito, que nos mostra que Ele não faz acepção de pessoas, Ele disse: “como fui com Moisés, assim serei contigo;” Deus estava animando Josué, e mostrando que ele não precisava temer, pois se a tarefa era grande, não havia problema algum porque o Senhor afirmava: “(...)não te deixarei, nem te desampararei.” por isso: “não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
Muitas vezes o medo e o sentimento de incapacitação para determinada obra tomam conta de nosso ser, mas nessa hora devemos lembrar do exemplo de Josué, e saber que quando Deus escolhe alguém, é Ele quem garante o nosso bom-êxito.
Como disse Davi: “Não confio no meu arco e não é a minha espada que me salva.”(Sl 44:06) e ainda “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.” (Sl 20:07). Aprendemos com essas passagens que o Senhor é o único que garante a nossa vitória, e não a nossa própria força ou sabedoria.
Por isso ao sermos chamados por Deus para executarmos alguma obra, não temamos, por maior que seja a responsabilidade, pois Deus irá conosco por onde quer que andarmos, e Ele mesmo nos ensinará, no momento certo, o que devemos fazer.
Devemos somente nos colocar na posição de servos, e obedecer atentamente a tudo quanto o Senhor nosso Deus nos mandar, se Deus nos diz “Vai” então devemos ir, se Deus nos diz “Fale” devemos falar, se Deus nos diz “Ore” devemos orar, se Deus nos diz “Cante” devemos cantar, Se Deus nos diz “Somente Louve”, então devemos só louvar, pois fazendo assim Deus irá nos exaltar.
Não devemos nos importar com o que o homem quer ver, ou com o que o homem quer ouvir, mas devemos sim nos importar com o que o Senhor quer que façamos. Fechando os olhos para o homem e olhando fixamente para o Senhor é como sempre devemos estar, lembrem-se que quando Pedro estava a caminhar por cima das águas, ao encontro do Mestre, quando ele sentiu a força do vento e tirou os olhos de seu Senhor, ele começou a submergir, assim também somos nós;
Se quando estivermos executando algo para o Senhor, começarmos a pensar: Será que o que estou dizendo está agradando à igreja, será que a minha voz agrada aos irmãos, será que o meu jeito de pregar ou ministrar agrada quem está me ouvindo!???? Se assim pensarmos, nós certamente iremos temer, muitos são os que te ouvem, não tente agradá-los pois você não conhece os seus corações, seus gostos, mas agrade a um só (Jesus de Nazaré), e saiba que o teu espírito através do Espírito Santo de Deus, sabe agradá-lo muito bem; e Ele que tudo sabe e tudo vê, conhece muito bem os corações daqueles que te ouvem.
Se atentamente ouvir a voz do Mestre no teu coração, e falar as palavras que Ele colocar na tua boca, tenha certeza que essas palavras não cairão por terra e não voltarão vazia, sem antes ter penetrado corações e preenchido almas com algo sobrenatural de Deus. Aleluia!
O Senhor quer nos ensinar o que devemos fazer, Ele nos diz: “aprendei de mim que sou manso e humilde” (Mt 11:29) deixa Deus, te ensinar meu querido (a), Deus te diz assim: “abra bem a boca e eu ta encherei” (Sl 81:10) sabe o que isso significa?
- Significa que não devemos parar não! abra a tua boca santa e profetiza em o nome do Senhor porque Ele vai encher a tua boca, colocará nela palavras que fluirão diretamente do coração dEle, tu serás a boca de Deus na terra, não temas!
Quando o Senhor chamou Jeremias, ele teve medo e disse: “Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.” (Jr 1:6) e sabe o que Deus respondeu? Ele falou: “Não digas: não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.” (Jr 1:7 e 8) Depois estendeu o Senhor a mão, e tocou a boca de Jeremias e disse: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.” (Jr 1:9) Glória a Deus!
Em Hebreus 10:38 diz: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Por isso querido (a), não retroceda, a ordem para ti e para mim é: MARCHAI!

Nenhum comentário: