quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ELISEU E GEAZI

TEXTO: 2 REIS 6:15-17
“Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu Senhor! Que faremos?
Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”
INTRODUÇÃO:
A Bíblia nos diz que os anjos do Senhor se acampam ao redor dos que o temem (Sl 34:7), essa passagem (2 Rs 15:17), é uma prova disso; Aqui podemos ver duas personagens com características diferentes: Eliseu homem de intimidade com Deus, vida consagrada totalmente a Ele, e o moço (servo) de Eliseu, Geazi, inexperiente espiritualmente.
CONTEXTO:
Depois de ver os seus planos de atacar Israel sendo frustrados várias vezes por causa de Eliseu, o rei dos siros, mandou seus homens descobrirem onde estava Eliseu para que ele mandasse prendê-lo. Descobriram que Eliseu estava em Dotã, então o rei enviou o seu exército cercar a cidade. Quando Geazi viu as tropas com seus carros e cavalos, e temeu grandemente, no meio de sua angústia perguntou a Eliseu, e agora, o que faremos? Imagino que Eliseu com uma calma, humanamente inexplicável, virou e disse, não temas, pois mais numerosos são o que estão conosco do que o que estão com eles... Então Eliseu orou a Deus para que o Senhor abrisse os olhos de Geazi, para que ele enxergasse o plano espiritual, então Deus concedeu a visão espiritual a Geazi, e ele pôde contemplar muitos carros e cavalos DE FOGO em redor de Eliseu, Eita Glória!
VERDADE PRÁTICA:
O que aprendemos com isso? - aprendemos que não estamos sós! Deus não nos deixa só, não precisamos temer, mesmo que venha um exército inteiro contra nós, Deus é maior, Ele é o Senhor da Guerra, aleluia! faz um único homem matar gigante, leão, urso, faz um único profeta matar 450 profetas de Baal, e fez Eliseu confundir um exército inteiro de siros, porque Ele é Jeová dos EXÉRCITOS. Ouvi algo muito bonito em um hino do CD “Fé” de Lauriete, diz que o nosso Deus é fiel e não vai se atrasar! Diz que quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego entraram na fornalha, na visão do rei, Aquele que passeava com eles no meio do fogo era o 4° HOMEM, mas para a Igreja Ele é e sempre será o 1° (PRIMEIRO) a chegar. Aleluia! Saiba querido (a), na vida daqueles que temem a Deus, nada acontece sem a permissão de Deus, então descansemos no Senhor, em saber que como diz a letra de um certo hino, na nossa vida “nada além da permissão de Deus, vai acontecer”.
Em Salmos 91:11 diz: “Porque aos seus anjos dará ordens ao teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” E em Êxodo 33:02 o Senhor promete a Moisés e ao seu povo dizendo: “Enviarei o Anjo adiante de ti;” Deus envia anjos para nos guardar, isso é fato, e está registrado em várias passagens bíblicas. O Senhor libera exércitos de anjos, se preciso for, a favor de um filho seu. Por isso não temas meu irmão (ã), pois mais numerosos são os que estão conosco do que os que estão com eles! Aleluia!

Nenhum comentário: