quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS

EZEQUIEL 37:1-14
“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito Santo do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
Então me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.
Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.
Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.
Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.
Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu.
Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.”
INTRODUÇÃO:
Nessa majestosa visão, Deus mostra a Ezequiel o sentimento do povo de Israel que se encontrava em cativeiro, vendo sua cidade santa “Jerusalém” destruída, seu rei com os olhos vazados e seus príncipes mortos por Nabucodonosor. O povo judeu estava despojado de toda a sua glória de outrora, humilhados e entregues nas mãos dos seus inimigos devido a dureza de seus corações.
CONTEXTO:
O povo de Israel, devido a sua incredulidade e corrupção espiritual, foi castigado pelo Senhor. O Senhor permitiu que Nabucodonosor tomasse Jerusalém, e levasse o povo e o rei de Judá (Zedequias) cativos para a Babilônia. Deixando poucos judeus naquela terra, entre eles Jeremias, o profeta de Deus. O Senhor por meio de vários profetas tentou fazer com que o povo se arrependesse das suas iniquidades, mas como diz a Bíblia, era um povo de “dura cerviz” que não se rendia ao Senhor, nem se arrependiam dos seus pecados. Apesar de todo o mal daquele povo, o Senhor não se esqueceu de que era o seu povo ESCOLHIDO, o povo da PROMESSA feita a Abraão, seu amigo. Por isso vemos que Deus apesar de castigá-los, de modo algum os esqueceu, prometendo sempre uma restauração futura para aqueles que se voltassem para Ele e para a sua Lei.
VERDADE PRÁTICA:
Essa passagem certamente é uma das mais profundas palavras da Bíblia. O Senhor levou o profeta Ezequiel em espírito para um vale cheio de ossos secos, eram mui numerosos e estavam sequíssimos... então Deus perguntou a Ezequiel se era possível aqueles ossos reviverem...
O que Deus queria expressar fazendo essa pergunta? - Deus queria expressar a improbabilidade da situação.
Ele disse a Ezequiel, “Filho do homem”, lembrando a sua condição de ser-humano, não espiritual, “acaso, poderão reviver estes ossos?” Humanamente falando era IMPOSSÍVEL, porém, Ezequiel, conhecendo o Deus que Ele servia, respondeu sabiamente: "Senhor Deus, tu o sabes.” Acho que Ezequiel pensou: “Para mim é impossível, mas para Ti, Senhor, nada é!”
Deus mandou Ezequiel profetizar, e derrepente os ossos começaram a se juntar, e dali foram se encaixando novamente, até que por fim formaram-se homens, porém, faltava-lhes o espírito, ou seja, ainda estavam, mortos!
Daí, Deus mandou Ezequiel profetizar para que o espírito entrasse neles, e assim fez Ezequiel, e “viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.” Depois disso, Deus começou a explicar a Ezequiel o significado daquela visão, Ele disse que aqueles ossos representavam a casa de Israel que dizia que a sua esperança havia acabado, que estavam mortos!
O Senhor mandou Ezequiel profetizar (dizer da parte dEle) para Israel assim: “Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.”
Assim somo nós, como Israel, há situações em nossas vidas, que pensamos certamente não há saída para mim, não há solução para o meu problema! Parece que a Esperança já morreu, e nada mais há para acreditar...
Gosto de lembrar que o Nosso Deus gosta de DESAFIOS, Ele usa o improvável e o impossível para mostrar a sua GRANDEZA e o seu PODER. A Bíblia está cheia de “impossíveis” que Deus tornou REALIDADE para que soubéssemos que Ele foi, é e sempre será o DEUS DO IMPOSSÍVEL. “Machado flutuou, a sombra retrocedeu, o sol parou,o mar se abriu, o fogo desceu, o Maná caiu, etc....” se enumerássemos, contaríamos e contaríamos e não teria fim os impossíveis do homem que foram totalmente possíveis para Deus!
O que Deus nos diz com essa passagem? - Deus nos diz: “Filho meu, não temas, pois haveria coisa alguma tão difícil para mim? Sou eu Deus que mato e faço viver, faço a ferida e eu mesmo a curo, agindo Eu quem me impedirá? Sou eu Deus cuja voz soa como trovão, e como o som de muitas águas, os montes tremem, e toda a terra se derrete como cera na minha presença, meus olhos são como chamas de fogo, e a minha Glória nenhum homem consegue ver, Sou eu Deus que chamo cada estrela do céu pelo seu próprio nome, e minha palavra é como espada que penetra os corações indo no mais profundo do seu ser... Sou Deus que te viu ainda no ventre de tua mãe, ali te contemplei e chamei-te pelo teu nome, ali te formei para o louvor da minha glória, para que fosses meu todos os dias da tua vida! Não sou diferente, mas sou o mesmo Deus da antiguidade, Aquele que guiou o meu povo no deserto e ia adiante deles noite e dia, de noite como coluna de fogo e de dia como nuvem, assim vou adiante de ti, te guardando e te guiando por onde quer que andares, para que saibais que Eu, eu sou o Senhor vosso Deus, que te tirei do cativeiro do mundo, da grande Babilônia, e estou te conduzindo por um caminho excelente para a Canaã Celeste, hoje te pergunto, acaso o teu problema que parece tão difícil, é impossível para mim? Abre a tua boca como Ezequiel, e profetiza, diga: Assim diz o Senhor sou vencedor (a), e o inimigo derrotado já está! Contemple na tua vida, o que eu posso fazer, creia que eu posso fazer, tenha fé e tu verás o impossível acontecer. Sou contigo, não precisa temer, somente confie e deixe que te conduza, pois verás que os milagres te seguirão e todos saberão que verdadeiramente sou o teu Deus e que estou contigo, não te deixarei! Esta peleja não é tua, mas minha diz o Senhor! Eis que a minha Graça está sobre ti, e a minha Paz vos dou!” Aleluias! O Nosso Deus seja louvado eternamente, de Geração a Geração, Amém!

Nenhum comentário: